A Assessoria de Imprensa da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (ACEPP) volta a esclarecer que não há participação da agremiação nos acordos para abertura das lojas em feriados e negociações salariais com o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Ponta Porã (SECPP) em períodos de dissídio coletivo da categoria laboral.

Hoje, diante da paralisação das atividades do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Porã (Sindivarejo PP), quem participa dos acordos e negociações firmados com o sindicato laboral, é o representante da Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio /MS), Lucas Melo, que tem eventualmente mantido reuniões com o presidente da entidade que representa os comerciários, Divino José Martins.

Eles sim é que decidem se o comércio vai abrir ou não em feriados, bem como os valores referentes a reposições salariais e reajustes cabíveis no período. A ACEPP apenas acata as deliberações. Para ser mais clara, a Assessoria de Imprensa da ACEPP destaca a seguir alguns temas já publicados pela imprensa local, estadual e nacional que se referem aos assuntos abordados:

REAJUSTE 2021

O reajuste salarial 2021 para lojista (comércio varejista) ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2021 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de e os sindicatos patronais.

MATO GROSSO DO SUL

salário de comerciário no Mato Grosso do Sul para 2021 foi calculado por uma amostragem de 199 salários de profissionais contratados e envolvidos em convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio de lojista em todo o Estado.

A média do salário em todo o Mato Grosso do Sul é R$ 1.542,09 com uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. Piso salarial 2021: R$ 1.466,61.

EXEMPLO

Outro exemplo publicado pela imprensa da Capital deu conta de que o comércio de Campo Grande estava autorizado a abrir no feriado do dia 15 de novembro, por força da Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo CG), Fecomércio MS e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande.

Com os exemplos destacados, a ACEPP reitera que nada tem a ver com acordos ou dissídios da classe laboral do comércio. Ela é uma entidade representativa que defende os interesses dos comerciantes em diferentes aspectos, menos no que se refere a salários e abertura das lojas em feriados. (Edmondo Tazza – MTE/MS 1266)

Galeria de fotos

<< Voltar

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?