Associação Comercial de Ponta Porã cumprimenta Pedro Juan pelo aniversário de 122 anos

Cidade-irmã de Ponta Porã, Pedro Juan Caballero é a capital do departamento de Amambay, no Paraguai, e comemora, neste dia 1º de dezembro, 122 de fundação. A Associação Comercial e Industrial de Ponta Porã (ACEPP) congratula-se com toda a comunidade pedrojuanina pela data e comemora junto, já que “somos todos irmãos”, como destacou a presidente da ACEPP, Fabrícia Dias, frisando que hoje os dois centros comerciais trabalham juntos em prol da economia da fronteira, uma vez que o capital circula bilateralmente.
Seu nome homenageia um dos líderes da Independência Paraguaia, o capitão Pedro Juan Caballero.
A data de emancipação política é 01 dezembro 1900. Mas, em 01 de dezembro de 1899, foi construída, perto da Lagoa Punta Porá, uma estação de polícia, por isso a data que é considerada como a de criação da cidade. Alguns estudiosos, no entanto, consideram que a data correta de fundação é 30 de agosto de 1901. 
A capital departamental tem um total de 114 917 habitantes, segundo o censo realizado pelo Departamento de Estatísticas, Pesquisas e Censos (2002). Desse total, são 77 504 habitantes na área urbana do distrito. O restante da população vive nas áreas rurais. É a mais populosa cidade do Norte do país.
A Avenida Internacional e a Avenida Dr. Francia separam as duas cidades. É uma cidade turística de grande atividade comercial. Quatro línguas coexistem nestas duas cidades fronteiras: o castelhano, o guarani, o jopara e o português.
O Parque Nacional Cerro Cora, localizado a cerca de 41 quilômetros, é um dos seus pontos turísticos. O parque preserva a história da última batalha da Guerra da Tríplice Aliança (1864 - 1870), quando o marechal Francisco Solano Lopez morreu lutando contra os brasileiros em 1 de Março de 1870, nas margens as cabeceiras do Rio Aquidabán.
Pedro Juan Caballero se originou em torno de um pequeno lago. Baseou sua economia inicialmente no processamento de erva-mate (está localizado no extremo sul dos ervais de Tacurupyta, que, após a Guerra da Tríplice Aliança, foram quase totalmente passadas para as mãos do Brasil) e na exploração florestal. 
A primeira casa foi construída em 1894, de propriedade de don Jose Tapia Ortiz, embora tenha fixado residência realmente em um lugar chamado "Portera", um ano após a fundação de Punta Porá. Mas, já em 1893, don Pablino Ramirez tinha se instalado com suas carroças e carreiros nas margens do Lago de Punta Porá, ficando, então, difícil saber ao certo quem foi o primeiro pedrojuanino "oficial". Pedro Juan Caballero foi fundada em 01 de dezembro de 1900. Em 13 de dezembro de 1901, se criou o primeiro juizado de paz, tendo, como primeiro magistrado, José Ramón Giménez. Em 29 de dezembro de 1905, se criou a Junta Econômica Administrativa para realizar atividades muito semelhantes às das atuais comunas e municipalidades.
Don Rufino Spika Henry foi o primeiro presidente. Em 10 de julho de 1945, a cidade de Pedro Juan Caballero foi designada capital do departamento de Amambay XIII. Na segunda metade do século XX, a cidade teve um rápido desenvolvimento comercial, sendo, atualmente, não apenas uma cidade de comércio fronteiriço com o Brasil, mas também uma cidade turística e sede de eventos internacionais.

(Edmondo Tazza – MTE/MS 1266)

Galeria de fotos

<< Voltar

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?